sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um pouco de história do bordado ponto cruz.

Um pouco da história do bordado ponto cruz.
Conta a história do bordado origina-se com o bordado ponto cruz, cujos registros históricos remontam na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz era usado na  costura das vestes, feitas de peles de animais. As agulhas eram feitas de ossos e no lugar das linhas eram usadas  tripas de animais ou fibras vegetais.

Existem relatos de que o bordado seja  tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com aplicações já era apreciado pelo homem há 30 mil a.C. A base disso seria um fóssil, encontrado na Rússia, que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim.

Como a maioria das outras artes têxteis e dos trabalhos com agulhas, várias técnicas da arte dos bordados surgiram no Oriente Médio.A arte dos bordados manuais com suas variadas técnicas, ainda é bastante utilizada nos dias atuais em todo o mundo.

O bordado é uma arte milenar que, mesmo tendo passado por várias transformações nos seus processos de fabricação, não perdeu a sua essência e através dos avanços tecnológicos.

2 comentários:

  1. Oi Edilse,

    Obrigada pela visita e elogios ao meu blog.
    Um abraço,
    Cleozinha

    ResponderExcluir
  2. Eu me apaixonei pelo seu blog, te convidei no orkut mas eu nao tenho album. mesmo assim fique com Deus e q Ele continue aperfeiçoando e abençoando as obras de suas mãos.
    Aline Cardoso

    ResponderExcluir